× ENTRAR CADASTRE-SE
noticiablocertapequenha

Plataforma de agronegócios para Cooperativas

Durante muito tempo, os micros, pequenos e – até mesmo – os médios produtores não tinham espaço no mercado das commodities.

Porém, essa realidade mudou com o surgimento das cooperativas. Elas vieram trazer para estes produtores a oportunidade de vender seus produtos de maneira garantida, pelo melhor preço possível.

Além disso, elas agiram oferecendo a estes produtores todo o suporte necessário para plantar, criar e colher todo tipo de produto inerente ao mercado do agronegócio.

Com isso, como era de se esperar, as cooperativas começaram a ganhar mais e mais cooperados. E isso é muito bom!

Pois quanto mais cooperados trabalhavam juntos, mais resultados eles conseguiam. De modo que os insumos agrícolas passaram a ser mais baratos e o preço, bem como a qualidade final de seus produtos, tornou-se muito superior.

Assim, cada um destes produtores passou a integrar o mercado interno e externo, com o produto que antes seria comercializado apenas em pequenas feiras ou através de um meio de revenda direta e pouco lucrativo, agora sendo posto à mesa até mesmo de países longínquos como a China, por exemplo.

Ou seja, era o pequeno produtor brasileiro – agora – alguém que receberia o seu devido respeito. Finalmente, este pequeno produtor estava ganhando mercado.

Porém, o aumento constante de cooperados obrigou as cooperativas a aumentar sua estrutura, contratando funcionários e investindo pesado na comercialização de todas as commodities produzidas pelos seus.

E isso tudo, tem um preço:

O problema das negociações nas cooperativas

Quanto mais produtos se tem na cooperativa, maior a pressão para vender e, depois, ainda maior é a pressão para comprar insumos a fim de manter a mesma produção.

O resultado disso não podia ser outro: Grandes equipes de profissionais focados nos processos de negociação de commodities.

Mas, esses profissionais tão determinantes para o sucesso da cooperativa possuem um custo que não pode ser ignorado. Afinal de contas, eles utilizam telefones, carros e estadia para se locomover e negociar com os cooperados, bem como com o resto do mercado.

Logo, ou os salários dos mesmos baixavam ou as cooperativas diminuíam os lucros de seus cooperados. Foi onde a maioria, obedecendo ao ímpeto cooperativista, resolveu diminuir os lucros para oferecer qualidade de vida aos funcionários, como anteriormente fizeram (e ainda fazem) aos pequenos produtores rurais.

Enfim, a cooperativa alcançava o seu objetivo de servir como uma boa opção no mundo dos agronegócios, tanto para o produtor rural, quanto para os seus funcionários.

Logo, elas acabaram por se tornar um dos melhores lugares para se trabalhar, tanto como cooperado quanto como funcionário.

Automaticamente, os números voltaram a crescer e a cooperativa, mais uma vez, se viu com o problema de aumento de custos, cujo qual seria novamente sentido no bolso de alguém, seja no dos produtores ou dos colaboradores.

Enfim, esse era o carma de toda e qualquer cooperativa. Porém, nós dissemos “era” por um motivo: A CBC veio com o intuito de mudar essa realidade e quebrar esse ciclo vicioso, de uma vez por todas!

Plataforma CBC – A solução para as cooperativas

Em parceria com a CMA, desenvolvedora da solução tecnológica que suporta a plataforma CBC.

Nesta plataforma, as cooperativas poderão vender seus produtos e comprar todo e qualquer insumo necessário de maneira rápida e prática, eliminando os custos com reuniões, ligações e deslocamento de pessoal.

Tudo isso porque a plataforma oferece uma visão global de mercado, onde a cooperativa poderá comprar, vender e analisar tanto o mercado interno, quanto externo, como um todo e uma única tela.

Ou seja, é como se a empresa tivesse todos os traders, executivos e representantes do mundo do agronegócio reunidos em uma sala, 24 horas por dia e 07 dias por semana.

Afinal de contas, através do nosso sistema de Bid&Ask a cooperativa pode operar de modo simples, com operações de compra e venda, recebendo interações instantâneas e formando o seu mercado, tanto interno quanto externo.

Isso é a CBC cumprindo a sua missão de conectar o mercado, ligando quem compra e vende de maneira rápida e com uma enorme redução de custos.

Mas, para cumprir essa missão, a CBC não podia parar por aí e foi por isso que a plataforma resolveu oferecer aos seus usuários uma sala exclusiva.

Nela, a cooperativa poderá conversar de maneira rápida e direta com seus cooperados, sem precisar deslocar pessoal para o campo, cortando assim boa parte dos gastos com a negociação.

Ali mesmo, na plataforma, a cooperativa irá conversar com seus produtores e definir tudo que precisa para fazer a melhor negociação. Negociação está que será feita, posteriormente, também na plataforma através da função Bid&Ask.

Ou seja, é muito mais velocidade e economia, tanto para a cooperativa quanto para o cooperado. Dessa maneira, é possível manter um bom salário para os colaboradores, sem que o produtor rural tenha de sentir essa diferença no seu bolso.

Ficou interessado na plataforma da CBC? Clique aqui e saiba mais sobre esta tendência do mercado de agrobusiness ou cadastre-se agora!