× ENTRAR CADASTRE-SE
fotonoticianovo

O Mercado de Sorgo e suas Oportunidades de Negócios

Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, sorgo é o quinto cereal mais importante no mundo, deixando para trás o trigo, o arroz, a cevada e o milho (apesar de serem da mesma família). Países africanos, do sul da Ásia e da América Central usam o Sorgo como alimento humano. Já nos Estados Unidos, Austrália e América do Sul, o cereal é destinado principalmente à alimentação animal, especialmente de bovinos. No Brasil, ele é consumido apenas na alimentação animal e, por conta disso, a demanda do cereal é regida pela indústria de ração.

Os grãos do sorgo são úteis na produção de farinha para panificação, amido industrial, álcool e como forragem ou cobertura de solo. Seu potencial de produção de grãos e forragem vem surgindo com ótima alternativa para as diversas regiões do País, mas as principais produtoras no Brasil ainda são Goiás e Minas Gerais.

Como visto, é um alimento com muito a ser explorado, tanto em sua comercialização quanto em seu consumo. Geralmente, a procura pelo cereal cresce quando o preço do milho fica mais alto. O sorgo varia de 70% a 80% do preço do milho. Então, o alimento acaba sendo valorizado, pois vira um “milho mais acessível”. Logo, a procura é maior.

A Plataforma CBC – que conecta quem compra e vende no Agronegócio – vem aumentando as oportunidades de negócios para esse mercado ao unir compradores e vendedores de sorgo para qualquer região do País, aumentando assim as oportunidades de negócios.

Foi o que aconteceu com a Brasão Cereais, cerealista de milho, soja e sorgo localizada em Uberlândia (MG). Em menos de um mês de uso da plataforma CBC a empresa fechou seis negócios, o equivalente a 2.120 mil toneladas vendidas para um comprador de Goiás que, até então, a desconhecia.

Clique aqui e veja quais são as oportunidades no momento para este cereal.