× ENTRAR CADASTRE-SE
Oqueesperardasojapara?IvanWedekin

Especial CBC Agronegócios: O resumo dos fatos relevantes para 2017

Vídeo: O que esperar da Soja para 2017

Por Ivan Wedekin

Este é o primeiro vídeo de uma série que a CBC preparou para apresentar o resumo dos fatos relevantes do agronegócio para o ano de 2017.

1 – Será a maior safra de soja dos EUA

Serão produzidas, em média, 117 milhões de toneladas.

2 – Recorde de safra também no Brasil

A perspectiva é que a safra deste ano possa superar a marca de 105.5 milhões de toneladas, ainda com a previsão de chuvas.

3 – Aumento dos estoques mundiais de Soja. China, grande importação

Há uma recuperação dos estoques mundiais nos últimos 3 anos, apesar do consumo excepcional de soja nos países asiáticos, especialmente na China.

Gráfico do aumento do consumo de proteínas na China (Soja)

O gráfico acima mostra que a produção de soja na China é muito pequena (12 milhões de toneladas), mas que a importação tem grande crescimento.

4 – O câmbio em baixa pode afetar o produtor

Diferentemente do que foi em 2016, o câmbio não vai ajudar muito a renda, o preço recebido pelo produtor, pois está em baixa.

5 – Redução no custo de plantio de Soja

O custo de produção da soja poderá cair 4,4%.

Então notamos que os Estados Unidos não têm mais aquele grande potencial do aumento de área plantada e, na Argentina, que é o terceiro maior produtor mundial de soja, a soja está perdendo para o milho. A política do governo está induzindo um plantio maior de cereais (milho no verão e trigo no inverno) do que de soja. Portanto, na safra 2017/2018, o Brasil poderá ter um aumento de área plantada de soja de um milhão de hectares, isso projeta uma riqueza muito grande para o interior do Brasil.

Concluindo, o Brasil é e será cada vez mais o país da soja, que é o maior produto do agronegócio brasileiro. E a receita dos produtores rurais deverá alcançar 120 bilhões de reais em 2017, um recorde!