× LOGIN SIGN UP

Saiba quais são os principais tipos de fertilizantes como escolher a opção para seu cultivo.

O uso correto de fertilizantes é fundamental para qualquer cultura e cada uma tem suas necessidades específicas. As formulações são variadas e dependem da cultura em que será aplicado, do tipo e origem de solo, da região geográfica e da produtividade desejada. Saiba os principais tipos de fertilizantes e as diferenças entre eles.

Mineral ou orgânicos?
Os orgânicos aumentam a capacidade do solo de reter água, o que torna mais favorável o crescimento das raízes, e fortalecem o desenvolvimento de microrganismos que fornecem nutrientes para plantas. Porém, a absorção dos nutrientes ocorre de maneira mais lenta requerendo um tempo maior para ser absorvido.
Já minerais, também chamados sintéticos ou inorgânicos, dão ao produtor maior controle sobre a quantidade de nutrientes administrados, são absorvidos mais rapidamente e podem ser aliados no combater a pragas. Porém, devido à sua rápida absorção, o efeito do adubo químico dura pouco, podendo significar uma adubação mais frequente, a cada 3 ou 4 meses.

Líquido ou Granular?
Os líquidos têm uma grande vantagem: a velocidade em sua ação. Conseguem, por exemplo, revitalizar um gramado semi-seco em questão de poucos dias. Geralmente, são aplicados com um pulverizador de mão, o que requer bastante cuidado no manuseio.
Os granulares devem ser aplicados com menos frequência que os líquidos, pois permanecem bem mais tempo no solo, demorando a serem totalmente decompostos. Devem ser aplicados com um espalhador. É importante que, após a aplicação, o solo seja regado, para que os nutrientes sejam absorvidos.
Mercado
O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, correspondendo a 5,9% do consumo mundial, sendo 72% desse insumo importado. Os dados são da Associação Nacional para Difusão de Adubo (Anda). Na fazenda, podem checar a 35% do custo total de produção. A cultura que mais consome os fertilizantes, no país, é a soja, com 35% do total. Milho, cana-de-açúcar, café e algodão totalizam os outros 77% das vendas de fertilizantes no mercado brasileiro.

Faça certo
A melhor forma de saber qual o fertilizante correto para sua plantação é consultar um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo. São profissionais capacitados para analisar o solo da sua propriedade e recomendar a formulação mais adequada para seu plantio.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.