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Por Evelyn Gomes

No nosso último post sobre planejamento financeiro comentamos a respeito de vários pontos de atenção que um negócio deve ter, ainda mais se tratando da cadeia produtiva do agronegócio que não necessariamente segue a mesma lógica dos outros segmentos. Porém, realizar essa tarefa que por si só já pode ser complicada de nada adiantará se você não conseguir realizar as vendas do seu produto, afinal é a partir da venda que temos caixa para trabalharmos, certo?

Muitos dizem que vender é uma arte, no entanto, com a evolução do mercado e das tecnologias a venda em si deixou de ser apenas intuitivo, com disciplina, estudo e dados em mão é possível aumentar não apenas a quantidade de vendas como melhorar a qualidade delas. Se alguém te perguntasse qual é o perfil do seu cliente ideal, como você o descreveria?

O perfil do cliente ideal ou simplesmente persona faz parte do planejamento estratégico que direcionará desde as suas ações de marketing até te auxiliar a compreender melhor seu nicho de mercado para vender melhor. E, como descobrir isso?

Existem muitos métodos como o envio de pesquisas online e offline, criação de eventos onde você poderá captar dados na inscrição, compra de dados e claro, a boa conversa. Antes de enumerar quais são os principais dados, é preciso salientar que essas informações devem ser registradas e estruturadas para que possam ser utilizadas com maior facilidade e que essa etapa deve ser realizada periodicamente, pois todo mercado está sujeito a mudanças.

As primeiras perguntas a serem feitas são:

  • Quem é o seu cliente?
  • Quando ele te procura, quais são as motivações dele?
  • Como você pode ajudar as necessidades de ele serem atendidas?

De acordo com as respostas, você conseguirá capturar informações tanto quantitativas como qualitativas como:

  • Gênero
  • Faixa-etária
  • Estado Civil
  • Hábitos de consumo
  • Escolaridade

E, ainda que a sua empresa não realize negócios com o consumidor final, ter esse perfil será de suma importância para saber quem são os tomadores de decisão na hora de fechar um contrato ou uma parceria além de direcionar em relação a captação correta de seus clientes. Inclusive, para aprimorar a qualidade do seu produto e/ou serviço o perfil do cliente pode ser aprofundado através de feedbacks dos seus principais compradores.

Realizar pequenas entrevistas podem te ajudar a desvendar quais são seus pontos fortes em relação a concorrência e quais são os de atenção que requerem melhoria. Nesse momento as perguntas passam a ser de cunho comportamental focando nas características em comum apresentadas nas respostas das questões abaixo:

  • Quais são os principais produtos e/ou serviço que utilizam?
  • Qual a periodicidade de compra?
  • Qual é o ticket médio de compra?
  • Quais são os critérios de desempate para o fechamento de um negócio?
  • Quais são as características do seu negócio que mais os atraem?
  • Quais são os métodos preferidos de compra?
  • Eles te acompanham nas redes sociais?
  • Utilizam as redes sociais para se informar sobre seus produtos?
  • Estão abertos a novidades?

Com todas as respostas é hora de juntar seu time de venda para criar estratégias para aumentar o seu faturamento e para isso você também pode contar com a nossa plataforma para te conectar com uma rede de vendedores e compradores do agronegócio que estão ansiosos em concretizar novas parcerias frutíferas.

Gostaram do tema? Contem para a gente se já realizaram esse tipo de experimento.