× ENTRAR CADASTRE-SE

Por Evelyn Gomes

Ao longo desse ano de 2022 nós da CBC Agronegócios tentamos trazer conteúdos relevantes sobre os mais variados temas que englobam o agronegócio, inclusive, aqueles que impactam diretamente na vida não apenas do produtor como em toda cadeia produtiva. Por aqui há textos relacionado a carreiras, contabilidade, impostos, seguros e até mesmo sobre a obtenção de crédito que às vezes são inevitáveis para manter nosso fluxo de caixa no azul e a operação rodando, por esse motivo, é tão importante a realização de um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro é uma ferramenta na administração de finanças que vai muito além do controle de movimentações financeiras, ela pode te servir como um mapa que norteará as suas decisões estratégicas a curto, médio e até mesmo a longo prazo, além de te auxiliar nos estudos de viabilidade do negócio, formação de preços e gestão dos custos.

Um dos primeiros passos de um planejamento financeiro é o estabelecimento de metas com foco sempre no crescimento do negócio, nessa etapa é importante ter em mente objetivos claros com prazos definidos para o cumprimento deles, porém é preciso estar atento aos cenários de dificuldades que podem aparecer pelo caminho sejam eles da “porteira para dentro” ou reflexos do mundo exterior.

Finalizada essa etapa é hora de começar o diagnóstico financeiro, é nesse momento em que vamos descobrir qual é a situação atual do seu negócio e se precisaremos reavaliar os objetivos e prazos. Para isso é importante ter em mãos os dados de safras anteriores para que possa ser feita a análise de gastos, produção e os lucros obtidos em cada uma, outros dados como as culturas que foram plantadas, os insumos utilizados, defensivos comprados e operações agrícolas são de suma relevância para elucidar a situação atual.

Feito o diagnóstico é hora de pular para o fluxo de caixa, o nome parece complicado, no entanto, é uma tarefa simples que deve ser realizada constantemente, de preferência diariamente. O fluxo de caixa é a soma do saldo atual na conta da empresa junto a todas as movimentações de entrada e saída de dinheiro em determinado período.

No fluxo de caixa é possível incluir as previsões de movimentações futuras como contas à pagar de pedidos cujo pagamento é a prazo e até mesmo aqueles que ainda não foram entregues, o mesmo pode ocorrer com os recebimentos já que clientes podem realizar seus créditos à prazo ou então, contratos de venda da produção que já tem datas estipuladas de recebimento contudo ainda não foram entregues ainda. A partir da análise do fluxo de caixa é possível identificar os problemas correntes e antecipar as correções a fim de evitar graves consequências no resultado da sua produção.

O último ponto, porém, não menos importante é o controle de estoque já que saber exatamente a quantidade de cada item que você tem estoque além de evitar desperdícios com compras de insumos desnecessárias, conseguir negociar preços com fornecedores, pois compras realizadas com antecedência podem garantir preços menores e assim maximizar os lucros. Outro benefício de controle de estoque que impacta o campo financeiro é evitar furtos de produtos químicos que são caros.

Depois de realizadas você conseguirá identificar quais são os gargalhos da sua propriedade e se um deles for a quantidade de vendas, você pode contar com a nossa plataforma para encontrar potenciais clientes por todo o país que estão buscando pelo seu produto e por fornecedores de confiança.

Querem mais temas relacionados a administração? Contem para a gente!