× ENTRAR CADASTRE-SE

Por Evelyn Gomes

Hoje, 08/09, é quinta-feira e dia de conteúdo especial aqui no Blog da CBC Agronegócios, no primeiro post do #CaminhosDoAgro falamos sobre as divisões portuárias e como funciona a organização e a administração deles. Nesse episódio nós vamos nos aprofundarmos nos maiores portos do país.

O ranking bem como os respectivos dados dos 10 maiores Portos do Brasil aparece no boletim Aquaviário do 4º trimestre de 2021 divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTQ). Lembrando que a ordem classificatória segue os dados de movimentações que constam no relatório.

  • Porto de Santos:

Considerado uns dos 50 portos mais importantes do mundo (46º) e o maior complexo portuário da América Latina, está localizado no litoral de São Paulo, movimentou 26,6 milhões de toneladas. Atualmente administrado pela CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), não tem data certa de fundação, porém estima-se que aconteceu em 1540, seu principal produto até a crise de 1929 foi o café que agora disputa espaço com vários outros produtos.

  • Porto de Paranaguá:

Já falamos sobre ele anteriormente no #AgroPorEstado: Paraná, considerado o maior porto graneleiro da América Latina, no último quadrimestre de 2021 ele movimentou 11,6 milhões de toneladas, apesar dos altos números, eles ainda apresentaram uma queda de 5,06% em comparação com o mesmo período de 2020. Nos dias atuais, ele é administrado pela APP que possui projetos de Reestruturação do Corredor de exportação e ampliação do Pátio de Triagem.

  • Porto de Itaguaí:

Apesar de ser o terceiro maior porto do país, Itaguaí localizado no estado do Rio de Janeiro e administrado pela Companhia de Docas do RJ apresentou uma queda acentuada de 19,42% no final de 2021 tendo movimentado 10,8 milhões de toneladas. No entanto, ele não é muito conhecido no agronegócio por ter como principal produto de exportação o minério de ferro além de ser o principal porto concentrador desse tipo de mercadoria.

  • Porto de Rio Grande:

O Porto de Rio Grande localizado no estado do Rio Grande do Sul apresentou um aumento de movimentação superior a 30,49% no quarto trimestre de 2021 em referência ao mesmo período em 2020. Considerado como um dos principais portos do estado gaúcho, ele movimentou 6,8 milhões de toneladas sob a administração da SUPRG, associada à Secretária de Infraestrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul, cuja maior demanda de produtos é originária da produção têxtil e de grãos.

  • Porto de Itaqui:

Esse porto está situado no estado do Maranhão, é administrado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), e no terceiro quadrimestre de 2021 foi responsável por movimentar 6,7 milhões de toneladas. O porto tem ganhado grande destaque regional e nacional não apenas pela sua gestão como a sua capacidade de escoamento graças aos 9 berços que facilitam a movimentação de grandes navios, sendo conectado a duas grandes ferrovias, a Transnordestina e a Estrada de Ferro Carajás, que são bastante utilizadas para o transporte de granéis sólidos, líquidos e celulose.

Querem saber mais sobre os Portos importantes do nosso país? Vocês usam algum desses portos?