× ENTRAR CADASTRE-SE

Safra de soja já tem mais de 50 focos de ferrugem asiática

A ferrugem asiática é a principal praga na cultura da soja e causa um prejuízo médio de US$ 2 bilhões por safra. Nesta safra 2018/2019, o Consórcio Antiferrugem já registrou 55 focos em lavouras do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

A doença

Provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, começa com pontos escuros nas folhas, que vão ficando amarelados, daí o nome ferrugem. A identificação pode ser feita com uma lupa: são pequenas saliências no verso da folha. Com o progresso da doença, essas estruturas ficam castanhas, se abrindo e liberando esporos.

Vazio sanitário

O fungo só ataca a planta viva, não ocorrendo na semente da soja, nem na grama ou pasto. Por isso é fundamental respeitar o vazio sanitário: período de 90 dias em que é proibido plantar soja. O vazio evita que o fungo encontre plantas vidas para se reproduzir e, assim, reduz a possibilidade de ocorrência da ferrugem na safra seguinte. Mesmo assim, têm ocorrido muitos registros, especialmente quando há atraso no plantio da soja.

Portanto, quanto mais cedo for o plantio, mais chance de livrar a lavoura.
É importante o produtor monitorar as primeiras áreas semeadas, já que, com o atraso no plantio, as lavouras entram na fase reprodutiva na época em que as chuvas são mais regulares, o que aumenta a proliferação.

Controle

O uso de cultivares precoces é uma alternativa para enfrentar a doença. Semeaduras tardias de soja podem receber mais esporos nos estágios vegetativos, exigindo a antecipação da aplicação de fungicida. Isso resulta em um maior número de aplicações, o que aumenta o risco de dispersão de variedades mais resistentes do fungo.

Outra ação recomendada é o calendário de semeadura, com uma data limite para o plantio. A medida é adotada por Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Bahia e Mato Grosso do Sul. Isto reduz o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e, com isso, a pressão de seleção fungo resistentes aos fungicidas.

A rotação de produtos com diferentes modos de ação também auxilia no combate à ferrugem asiática. Por fim, já existem algumas variedades resistentes ou tolerantes no mercado.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.