× ENTRAR CADASTRE-SE

Safra de Soja deve atingir quase 118 milhões de toneladas

A consultoria AgRural revisou suas estimativas para a safra de soja brasileira no ciclo 2017/2018. A expectativa da empresa é que a produção da oleaginosa no país chegue a 117,9 milhões de toneladas, contra 116,2 milhões de toneladas estimada em fevereiro.

A área, estável em relação a fevereiro e 2,4% maior que a da safra passada, é de 34,7 milhões de hectares. A produtividade, estimada em 55,8 sacas por hectare no mês passado, subiu para 56,6 sacas – acima das 56,1 sacas de 2016/2017 e, portanto, novo recorde para o país.

Segundo a empresa, essa estimativa se deve ao aumento de produtividade em diversos estados, com destaque para o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba). Com chuvas muito favoráveis ao longo de fevereiro, a produtividade dos quatro estados foi elevada para níveis recordes, finalmente superando as marcas feitas em 2007/2008 no Piauí, em 2010/2011 na Bahia e no Maranhão e em 2011/2012 no Tocantins. Os grandes volumes de chuva previstos para a região na primeira quinzena de março, entretanto, preocupam.

Também houve ajustes para cima em relação ao mês passado nos três estados do Centro Oeste (todos recordes) e em São Paulo e Minas Gerais (ambos com recorde). Em Santa Catarina e Rondônia, as produtividades de fevereiro, que já eram recordes, foram mantidas.

Em contrapartida, houve cortes no Rio Grande do Sul, devido à falta de chuva no sul do estado, e no Paraná, onde o rápido avanço da colheita registrado na semana passada mostrou produtividades abaixo do esperado na região oeste, que teve chuvas acima do normal ao longo da safra.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural