× ENTRAR CADASTRE-SE
cana bannerblog

Produtividade: O problema do Nematoides para os canaviais

 

Existem diversas pragas na agricultura brasileira, mas a mais comum e impactante são os nematoides. Atualmente, eles são responsáveis por expressivas perdas na produção e geram bilhões de reais em prejuízo todos os anos.

E, apesar de serem encontrados em quase todas as culturas, é nos canaviais que eles mais costumam aparecer, em quatro diferentes espécies, sendo mais comum a Pratylenchus Zeae, de acordo com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e pode gerar perdas que vão de 10% a 50% da lavoura.

O que dificulta o combate aos nematoides é o fato de que os sintomas desta praga não são facilmente encontrados durante o desenvolvimento da cana. Todavia, algumas irregularidades na lavoura, bem como a perda de produção, podem indicar a presença da praga.

O problema é que, na grande maioria dos casos, os nematoides já estão presentes na área que receberá o cultivo, antes mesmo de iniciar o plantio. Por isso, é praticamente impossível de se prevenir.A boa notícia é que existem algumas medidas que podem reduzir as chances dos nematoides se desenvolverem nos canaviais como, por exemplo: cuidado na limpeza dos maquinários, utilização de mudas de qualidade e um bom terraceamento que evite a erosão do solo.

Mas, o ideal é que o produtor, ao perceber redução da produtividade, colha amostras das raízes e do solo da área possivelmente infectada para serem analisadas em laboratório e comprovar a existência da praga.

Se confirmado, o produtor pode lançar mão de nematicidas químicos, sempre atento as boas práticas de aplicação, de acordo com o IAC.

Atualmente, os nematoides são a maior preocupação dos centros de pesquisas agronômicas em todo o país, pois eles podem acabar corrompendo boa parte da produção brasileira e, segundo o IAC, podem se tornar um problema para a próxima safra.Com isso, a CBC busca informar e alertar tanto produtores quanto cooperativas para os riscos dessa praga e incentivar as práticas supracitadas de prevenção ao desenvolvimento dos nematoides.

Também colocamos a disposição nossa plataforma de comercialização 100% online, onde produtores, cooperativas, traders e indústrias podem comprar e vender commodities e insumos agrícolas através de ações Bid&Ask, contando também com exclusivas salas de negociação e mediação.

Se você deseja saber mais sobre a plataforma da CBC, clique aqui. Agora, se você já conhece e quer se cadastrar basta clicar aqui.