× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog produção etanol

Produção de Biodiesel deve crescer cerca de 20% em 2017!

 

De acordo com a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), a produção de biodiesel em solo brasileiro deve obter um crescimento de até 20% neste ano de 2017, se comparado com o volume produzido no ano passado.

Esse aumento irá ocorrer devido à expectativa de recuperação econômica do país e, principalmente, devido ao fato de que a quantidade de biodiesel usada como mistura no diesel comum também aumentará.

A indústria espera que a produção de biodiesel atinja os 4,5 bilhões de litros neste ano. Ou seja, um aumento de 20% se comparado aos apenas 3,8 bilhões de litros produzidos em todo agronegócio brasileiro em 2016, quando o biodiesel sofreu a primeira queda de produtividade anual da história (2,6%).

Segundo a Ubrabio, o que fez a produção de biodiesel recuar dentro do agronegócio brasileiro, em 2016, não foram os produtores, mas sim a situação econômica do país. De acordo com entrevista de Donizete Tokarski à Reuters, diretor-superintendente da instituição: “os produtores não queriam reduzir e estamos preparados para aumentar… a nossa capacidade instalada é muito superior ao que estamos produzindo“.

Toda esta expectativa de crescimento vem pautada no impulso do aumento na mistura do biodiesel no diesel comum. Isso porque, hoje em dia, uma lei prevê o aumento gradual da mistura indo para 8% já no mês de março e alcançando até 10% no ano de 2019.

Outro fator que também melhora o cenário produtivo do biodiesel é a posição do Ministério de Minas e Energia que sinalizou estar interessado em antecipar o B9 (9% de mistura) já para julho deste ano, o que garantia o aumento na produção e o alcance da meta de 4,5 bilhões de litros até o final do ano.

Por fim, o setor – que é um dos que mais cresce dentro do agronegócio brasileiro – se mantém confiante no potencial produtivo, pois de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) a capacidade instalada e autorizada de operar na produção de biodiesel no país é de 7,3 bilhões de litros por ano. Ou seja, mesmo com o aumento de 20%, ainda somente cerca de 60% da capacidade produtiva estaria sendo ocupada.

Todo este aumento deve aquecer o agronegócio brasileiro e, para aproveitar esse buzz no mercado, você pode utilizar a plataforma de comercialização online da CBC para se conectar com os comerciantes de etanol e derivados.

Na nossa plataforma, tanto produtores quanto traders, cooperativas e indústrias podem comprar e vender commodities e insumos agrícolas através de ações Bid&Ask.

Para saber mais sobre a plataforma da CBC, clique aqui. Agora, se você deseja começar a negociar ainda hoje no mercado interno e externo, basta clicar aqui!