× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog preço justo milho

Preço justo do milho? Afinal, o que é isso e como podemos achar esse preço justo?

O produtor rural quer preço justo. A indústria de proteína também quer preço justo. Mas afinal, o que é preço justo do milho?

Usar o termo justo infelizmente não é o preço que gera ganho. Afinal, para gerar ganho é necessário ter receita maior que despesa. A curva de custo seja para o produtor rural, seja para o criador ou para a indústria é uma equação distinta do preço de venda, logo da equação de receita.

O que define custo: a tecnologia usada, a compra dos insumos. Gestão de custos é algo essencial, pois é a parte da equação que se tem mais controle. É preciso comprar bem. Mas no caso do milho, o que é custo para a indústria da proteína é receita para o produtor. Assim a indústria quer preços mais baixos, mas preços baixos não será receita boa para quem produz o milho.

E o que define então o preço do milho? Oferta e demanda.

Qual a demanda por milho. A demanda não somente na região, mas no país e no mundo. Afinal, a economia é conectada e os preços variam, mas os mercados são conectados. A diferença regional é afetada por custos logísticos e tributários para os deslocamentos.

E a oferta? É o volume de área plantada e a produtividade no cultivo/colheita.

Sendo assim, o preço justo é aquele no qual oferta e demanda se equilibram. Intervenção do governo tende a não ser eficiente. São milhares de demandantes e ofertantes. O custo de intervir é alto para a sociedade como um todo. O Governo tende a ser lento e agir com defasagem. A solução está com os próprios empreendedores, quem compra e quem vende.

O preço será justo se o mercado for eficiente. Todos os milhares de empreendedores conseguirem ter acesso a mercado e informação para tomar as decisões mais adequadas em cada rodada de negociação. Quando a informação é conhecida, existe acesso a mercado, o preço é justo. O empreendedorismo prospera com sua capacidade de escolha.

Com o propósito de tornar esse mercado eficiente, a CBC Agronegócios viabiliza uma ferramenta web para conectar o mercado de milho, e de todos os produtos Agro.  Uma solução, uma alternativa simples que pode mudar a vida de vários produtores.

Confira o vídeo abaixo onde Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola do MAPA e diretor da Wedekin Consultores, comenta no 6º Fórum do Projeto Mais Milho sobre o preço justo do milho e como diminuir os riscos nas negociações.

A CBC Agronegócios é uma ferramenta que ajuda o mercado a se conectar e prosperar. É complementar às opções de seguro, hedge, compras coletivas, e formatos de cooperativa. Uma solução justa para quem compra e para quem vende.

Não está conectado? Cadastre-se e fique conectado. Já são mais de 1200 clientes de milho cadastrados.

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.