× ENTRAR CADASTRE-SE

Poder de compra do pecuarista cai 15% em fevereiro

Com a alta de preço do milho e o mercado do boi gordo patinando, o poder de compra do pecuarista em relação ao insumo diminuiu 15% em fevereiro, na comparação mensal, de acordo com a Scot Consultoria. Em relação ao mesmo período do ano passado a relação de troca piorou 5,1%. Considerando a praça de São Paulo, atualmente é possível comprar quatro sacas de milho com o valor de uma arroba de boi gordo.

Na região de Campinas (SP), a saca de milho de 60 quilos fechou cotada em R$ 37,00 em fevereiro, para a entrega imediata, sem o frete. Houve alta de 17,5% em relação à média de janeiro deste ano. Frente ao mesmo período do ano passado, o cereal está custando 4,6% mais este ano.

Os atrasos na colheita da safra de verão e na semeadura da segunda safra 2017/2018, devido às condições climáticas menos favoráveis nesta temporada (excesso de chuvas), a menor produção prevista para a temporada 2017/2018, as altas de preços do frete (ritmo maior de comercialização da soja neste momento) e o vendedor mais retraído com relação à oferta neste momento são os fatores que colaboram com os preços do cereal firmes no mercado interno.

Em médio prazo, a expectativa é de um clima mais favorável aos avanços da colheita da safra de verão no Paraná e no Brasil Central e, consequentemente, da semeadura da segunda safra de milho. Se os trabalhos no campo de fato avançarem, aumentando a oferta interna, a tendência é de que as cotações caiam no mercado brasileiro a partir de meados de março. De qualquer forma, a atenção ao clima e ao desenrolar da safra de verão e plantio da safra de inverno continua.

Por fim, os estoques maiores na temporada são fatores limitantes para os aumentos de preços no mercado interno. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima 18,52 milhões de toneladas ao final de 2017/2018. Para uma comparação, os estoques de passagem em 2016/2017 foram de 18,61 milhões de toneladas e em 2015/2016 foram de 6,95 milhões de toneladas.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural