× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog india quer elevar taxa acucar

Índia quer elevar taxa de importação de Açúcar

 

A Índia está considerando elevar a taxa de importação sobre o açúcar para proteger seus produtores locais, disse um membro do governo, nesta terça-feira (dia 4). Os preços internacionais do alimento recuaram cerca de 30% neste ano na comparação com 2016, em meio a um mercado pressionado pela perspectiva de oferta abundante. A tendência tem levado traders indianos a preferirem o açúcar importado ao produzido internamente.

O imposto maior é necessário “para garantir que as importações mais baratas não façam pressão sobre os preços locais”, disse um membro do governo. Nos últimos meses, representantes do setor também vieram a público para sugerir maiores tarifas sobre o açúcar de origem no exterior.

Neste ano, a produção de açúcar na Índia, maior consumidora e segunda maior produtora do mundo (atrás apenas do Brasil), deve saltar cerca de 20% na comparação anual e atingir 25 milhões de toneladas. A safra tende a ser sustentada pelo clima favorável na temporada de chuvas de monções. Na temporada 2016, a Índia importou do Brasil 2,4 milhões de toneladas de açúcar, quase a mesma quantidade que a China importou, tornando ambos os maiores compradores do produto brasileiro.

Os baixos preços internacionais do açúcar também fizeram a China mudar sua política de importação. Em meados de maio, o governo praticamente dobrou os impostos sobre o alimento. O Ministério do Comércio do país disse que uma investigação apontou que as importações prejudicaram gravemente a indústria local. Agora, a taxa que incide sobre as compras externas além da cota de 1,95 milhão de toneladas por ano foi elevada de 50% para 95%. Depois de um ano, a taxa vai cair para 90%; em dois anos, para 85%. Entretanto, o imposto sobre o açúcar dentro da cota permanecerá em 15%. A China é a maior importadora mundial de açúcar.

Já conhece a CBC Agronegócios? A CBC é o maior site de comercialização do agronegócio. Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural – www.canalrural.com.br. Acesse e fique por dentro das últimas notícias do agronegócio.