× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog biomassa

Qual a importância dos fungos e bactérias para a lavoura?

 

Geralmente, quando se fala em fungos e bactérias a maioria dos produtores associam isso a doenças e malefícios para as plantas, animais e seres humanos. Todavia, a verdade é que esses dois organismos são essenciais para decompor toda sorte de matéria orgânica, bem como realizar a ciclagem de nutrientes, de modo que eles chegam a representar até 80% dos organismos vivos presentes no solo.

Mas, além disso, os fungos e bactérias também servem como indicadores da qualidade do solo e sua presença significa maior composição de matéria orgânica, aumentando a qualidade e a saúde do solo.

Para isso, o produtor pode se valer da adição de Biomassa:

A importância da Biomassa

Adicionar e realizar a manutenção da palhada no espaço destinado ao plantio é fundamental para o aumento da qualidade do solo, pois os fungos e bactérias é que são responsáveis pela decomposição dessa palhada, adicionando assim carbono ao solo e – consequentemente – melhorando o cultivo.

Sendo assim, a presença desses dois organismos atuando na decomposição torna possível o suprimento de matéria orgânica para a lavoura, mantendo a estrutura do solo e gerando mais qualidade e crescimento para as plantas.

Ou seja, investir no plantio direto, com rotações de culturas diversificadas contribuem significativamente para a qualidade biológica do solo.

 

Quer comercializar no agro de uma maneira rápida, fácil e completamente segura? Então clique aqui e conheça a plataforma da CBC, onde você pode comprar e vender commodities e insumos agrícolas através de um sistema online, que pode ser utilizado a partir de um computador, notebook, tablet ou smartphone!

Quer saber mais sobre a plataforma da CBC? Então clique aqui. Agora, se você não quer mais perder tempo, clique aqui e faça agora mesmo o seu cadastro!

Fontes:

Biology and Fertility of Soils
Agriculture, Ecosystems & Environment
Soil Science Society of America Journal