× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog falta de recurso armazenagem

Falta de recursos gera déficit de armazenagem

 

O setor agrônomo sofreu com a falta de recursos para a armazenagem das safras no começo de 2017. O governo liberou somente metade da verba que era esperado para a área, o que diminui os recursos para estocagem para manter a logística, como mão de obra, por exemplo.

Com o aumento da quantidade de produção é necessário expandir a armazenagem. O déficit de armazenagem chegou a 70 milhões de toneladas, um número que poderia significar perdas altas demais para superar.

Na Agrishow de Ribeirão Preto (SP) o governo anunciou que seria enviado mais 200 milhões de reais em linhas de crédito para resolver a situação. A Safra Nacional de grãos deve ultrapassar 227 milhões de toneladas de acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Essa pesagem gera contentamento e ao mesmo tempo preocupação.

Com os recursos reduzidos para a armazenagem o rendimento das lavouras reflete os problemas de logística do país. Para os produtores a logística é um grande pesadelo, desde os portos onde a importação “tromba” com a exportação por um gerenciamento precário da logística, mas o pior são os problemas de armazenamento que geram perdas nas safras e nesse ano as perdas podem ser muito maiores.

No começo da safra de 2016/2017 o governo federal anunciou a liberação de R$1,4 bilhões para a construção de armazenamentos, mas apenas abaixo da metade do valor prometido foi entregue até o momento. É esperado que a procura por serviços de empréstimos agrícolas aumente em 50% este ano, devido o déficit na armazenagem. Outra reclamação comum é em relação a burocracia para a retirada da licença ambiental.

Para saber mais acesse o portal da Conab.

Para este tipo de situação que a CBC se preparou em formar uma plataforma única e eficiente para os produtores rurais. Não perca tempo, conecte-se aqui. O cadastro é gratuito. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.