× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog eua suspende importação carne bovina

EUA suspendem Importação de Carne Bovina in natura do Brasil

 

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou nesta quinta-feira, dia 22, a suspensão de todas as importações de carne bovina in natura do Brasil. O motivo seriam “as recorrentes preocupações sobre a segurança” alimentar dos produtos enviados pelo país ao mercado americano, informou o site do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). O texto afirma que os embarques permanecerão suspensos até que Ministério da Agricultura brasileiro tome medidas corretivas que o órgão americano considere satisfatórias.

De acordo com o comunicado, desde março o USDA viria inspecionando 100% da carne bovina brasileira que chega aos EUA. Nesse período, o serviço de inspeção da entidade teria recusado 11% do volume in natura enviado pelo Brasil – a taxa de rejeição geral de produtos cárneos de outras partes do mundo seria de 1%. Desde que o departamento tornou mais rígidas as regras de inspeção, 106 lotes de carne in natura do Brasil (o equivalente a cerca de 860 toneladas) teriam sido impedidos de entrar nos EUA, barrados por preocupações com saúde pública e questões relativas à sanidade animal.

O USDA reconhece que o governo brasileiro vinha prometendo resolver essas questões, inclusive com autossuspensão das importações de cinco unidades de frigoríficos, cujas carnes anviadas aos EUA teriam apresentado abcessos. No entanto, o governo americano afirma ter sido necessário tomar uma medida mais ampla.

“Garantir a segurança da oferta de alimentos de nossa nação é uma de nossas principais missões, e nós a conduzimos com muita seriedade. Embora o comércio internacional seja uma parte importante do que fazemos no USDA, e o Brasil venha sendo parceiro há tempos, minha maior prioridade é proteger os consumidores americanos. É isso que fizemos ao barrar a importação de carne bovina in natura do Brasil”, disse o secretário Perdue.

Já conhece a CBC Agronegócios? A CBC é o maior site de comercialização do agronegócio. Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural – www.canalrural.com.br. Acesse e fique por dentro das últimas notícias do agronegócio.