× ENTRAR CADASTRE-SE

Etanol: combustível volta a subir em São Paulo

Seguindo tendência de alta dos combustíveis, em maio, os preços do etanol anidro e hidratado voltaram a subir em São Paulo, influenciados pela maior demanda do mercado. Em comparação aos dias 23 e 27 de abril, o etanol hidratado subiu 4,1% e foi vendido, entre 7 e 11 de maio, a R$ 1,51. A informação compõe o Índice do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o crescimento na demanda por etanol hidratado nas distribuidoras é consequência, principalmente, do aumento dos preços da gasolina pela Petrobras.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) indica que em abril de 2018 a produção de etanol, anidro e hidratado, totalizou 2,72 bilhões de litros no Centro-Sul do Brasil, alta de 67,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Vendas – As usinas da região Centro-Sul venderam 1,91 bilhão de litros de etanol no mês passado, 10% acima, equiparado ao mesmo período de 2017. Isso se deu em razão da maior quantidade de etanol hidratado comercializado no mercado brasileiro.

Mercado internacional

Os embarques de etanol anidro e hidratado para o exterior somaram 74,1 milhões de litros em abril, aumento de 12,4% em relação ao mês de março de 2018. O portal Nova Cana noticiou que o Brasil é o segundo maior fabricante de etanol do mundo. Na safra 2017/2018, foi produzido 27,54 milhões de litros e, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), essa safra movimentou R$ 161,5 milhões.

Em março deste ano, foram importados 325,5 milhões de litros, quantidade 11,8% acima do registrado no mesmo período em 2017. No fechamento da safra passada, o país importou cerca de 2,4 bilhões de litros de etanol, volume 72,5% superior ao importado na temporada 2016/2017, conforme a Secex.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.