× ENTRAR CADASTRE-SE
banner estoque recorde milho brasil

Estoque de milho brasileiro pode bater recorde histórico

 

Os estoques de milho brasileiro devem bater o maior volume de todos os tempos no final da temporada 2016/2017, de acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que é responsável por fornecer as estimativas oficiais ao Ministério da Agricultura.

Segundo a companhia, os estoques de milho brasileiro devem subir para mais de 17 milhões de toneladas. Ou seja, um aumento de 1,8 milhões de toneladas em comparação ao mês de fevereiro e quase 10 milhões em relação à última safra.

Este acumulo é o suficiente para suprir a demanda nacional durante 04 meses, ou seja, dobrou a quantidade do ano passado (não chegavam a dois meses de abastecimento).

Com este cenário os preços brasileiros devem continuar sendo pressionados e acumular mais baixas do que os mais de 34% de perda atual, segundo dados da Esalq/BM&FBovespa. Isso acontece porque, além da grande quantidade em estoque ainda existem outros fatores pressionando o grão, como o câmbio, a concorrência com a Argentina (que também aponta para uma safra recorde), bem como a competição com a soja.

O que poderia salvar um pouco o estoque brasileiro seria a exportação, mas com a evolução cambial desfavorável para competitividade do grão nacional, fica mais difícil a recuperação, segundo a INTL FCStone.

Com isso, os números da Conab apontam sua previsão para 24 milhões de toneladas vendidas no exterior, o que é bom e pode acontecer caso a questão cambial seja solucionada e a concorrência com a Argentina vencida. Mas, de acordo com o relatório da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), as expectativas podem ser mais favoráveis para os brasileiros, estimando uma venda no mercado externo de até 30 milhões de toneladas.

Diante disso, é importante que tanto o produtor, quanto as cooperativas, traders e indústrias do milho estejam atentas ao mercado, tanto interno quanto externo e aumentem o seu poder de negociação.

Para tal, todos estes agentes do agronegócio podem contar com a plataforma de comercialização online da CBC. Nela, pode-se comprar e vender milho, bem como outras commodities e insumos agrícolas de maneira segura e 100% online.

Além disso, a plataforma também disponibiliza salas exclusivas de negociação e intermediação para que todas as transações sejam realizadas de maneira segura e sigilosa.

Para saber mais sobre a plataforma da CBC, clique aqui. Agora, se você não quer perder mais tempo e começar a comprar e vender commodities e insumos agrícolas agora mesmo, basta clicar aqui e fazer o seu cadastro!