× ENTRAR CADASTRE-SE

Conheça os benefícios do nim: repelente e inseticida 100% natural

A árvore neem (Azadirachta indica), mais conhecida no Brasil como nim indiano, é uma planta nativa da Ásia, cultivada há mais de 2000 anos e utilizada como repelente, fertilizante e pesticida natural para os campos.

O nim indiano prefere climas tropicais e subtropicais, tolera altas temperaturas, resiste a longos períodos secos e floresce em solos áridos. Pode ser cultivado em todas as regiões do Brasil, exceto a Região Sul, que não tem o clima adequado para a cultura.

Suas propriedades foram identificadas como uma alternativa aos agrotóxicos. É uma solução natural, não tóxica e eficaz, muito usada na agricultura orgânica por não causar impactos na saúde ou no meio ambiente. Segundo a Embrapa, os produtos derivados de suas sementes, cascas e folhas também são utilizados na medicina humana e animal, na fabricação de cosméticos e no reflorestamento. Há registro de uso no controle de 400 espécies de insetos em lavouras, animais e jardins.

 

Fertilizante orgânico
A pasta de nim é usada como adubo em plantações de cana-de-açúcar e hortaliças. É fonte de nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Aumenta a disponibilidade de recursos nutritivos no solo e protege plantas de nematoides e formigas. Como fertilizante orgânico, ele aumenta a produtividade do solo

 

Inseticida e repelente
Há anos o nim é usado para combater pragas em plantações por suas propriedades repelentes. Pesquisas mais recentes constataram que além de repelente, o nim também tem ação inseticida natural, não tóxica para humanos ou animais. Ele é eficaz no controle de pragas do milho e do feijão, como a lagarta do cartucho, e inclusive evita o caruncho nos grãos.

 

Uso Medicinal

Seus produtos têm propriedades antissépticas, antimicrobianas e cicatrizantes. Em animais ajuda no controle de carrapato, mosca-do-chifre e sarna. O controle é feito com uso de folhas misturadas ao alimento do gado ou a aplicação de extratos das folhas ou sementes no dorso dos animais. Na saúde humana, é usado em tratamentos dermatológicos, como psoríase, herpes, eczema e feridas infectadas.

 

Aliado do Meio Ambiente

Além de uma poderosa alternativa para o controle de pragas e de suas propriedades medicinais, o nim indiano é um produto natural que não causa contaminação no solo e nas águas. Os produtos derivados dessa árvore são biodegradáveis e não deixam resíduos na produção agrícola.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.