× ENTRAR CADASTRE-SE
banner trilho trem

Brasil dá sinal verde para construção de Ferrovia Transoceânica

 

Segundo o DPA (principal agência de notícias oficiais da Alemanha), o governo brasileiro durante uma reunião em La Paz, deu sinal verde para a construção do trem bioceânico, a popular Ferrovia Transoceânica.

Esta gigantesca obra, que deve ser financiada pela Alemanha e Suíça, vai beneficiar o comércio de algumas nações sul-americanas, dentre as quais estão o Brasil, a Bolívia, o Peru, o Uruguai e o Paraguai.

Segundo a Chancelaria Brasileira, o Brasil possui muito interesse em participar deste esforço coletivo pela ferrovia a fim de chegar mais facilmente nos mercados asiáticos, saindo de Corumbá (MS) até Puerto Suárez (Bolívia).

Todavia, ainda é preciso negociar alguns termos de “harmonização aduaneira” a fim de se permitir uma circulação mais fluída pelos trens na rota Brasil-Bolívia-Peru.

 

Estamos sobre trilhos

O Ministério de Obras Públicas da Bolívia saudou a adesão brasileira ao projeto, pronunciando-se publicamente através do Ministro Milton Claros. “Estamos sobre trilhos”, disse o ministro durante a última técnica realizada em La Paz, com a participação de representantes da Alemanha, do Brasil, do Peru, do Paraguai, do Uruguai e da Suíça, bem como executivos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da CAF (Corporação Andina de Fomento).

De acordo com o Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha, cerca de 30 empresas alemãs e suíças possuem interesse no financiamento e construção do “Corredor Ferroviário Bioceânico Central”, que é o nome oficial da ferrovia transoceânica e deverá contar com cerca de 3.750km de extensão.

A data para início do projeto ainda não foi estipulada, porém o Ministério Alemão afirma que irá se reunir com as empresas interessadas para traçar os objetivos do financiamento e dar início às obras.

Com essa nova linha de transporte cortando a América Latina, a exportação brasileira de diversos produtos, sobretudo os grãos como a Soja e o Milho, só tem a ganhar e aumentar o alcance mundial.

Na plataforma da CBC Agronegócios, tanto produtor, quanto traders, cooperativas e indústrias podem comprar e vender commodities e insumos agrícolas no mercado interno e externo, através de ações Bid&Ask em uma plataforma 100% segura e totalmente online.

Para saber mais sobre a plataforma da CBC, clique aqui. Agora, se você não quer perder mais tempo, começar a explorar o mercado e abrir novos horizontes basta clicar aqui e fazer o seu cadastro.