× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog area plantada de trigo menor

Área plantada de trigo no Rio Grande do Sul está 10% menor do que em 2016

O preço ruim e as seguidas perdas com o trigo fizeram produtores do Rio Grande do Sul plantarem apenas 710 mil hectares, 10% a menos em relação ao ano passado. O problema é que a colheita também ficou 40% menor e não está mostrando bons resultados nos valores e na qualidade.

Em Cachoeira do Sul (RS), o agricultor João Soldá repensa a área destinada ao plantio da cultura todos os anos. “No ano passado, nós plantamos 100 hectares. Este ano, a gente colheu 75 hectares, e talvez 50 hectares no próximo”, conta. A lavoura de Soldá não deu o resultado que o produtor querida, já que a umidade comprometeu a qualidade final. Consequentemente, o preço recebido tem deixado a desejar. “O grão não ficou bom para trigo, para farinha. Algumas cargas que mandamos deram 72 de pH. Na média, deu um pH de 74”, diz.

Mauricio Mayer, que é pequeno agricultor, acabou diminuindo drasticamente a plantação, passando de 30 hectares em 2016 para apenas dois hectares neste ano. O grande problema? Segundo ele, o custo de produção não compensa. “O adubo chegou a R$ 65 por saca. O óleo diesel, também. Hoje o litro está bastante caro”, afirma..

Mesmo com área reduzida, Mayer precisa continuar com a atividade já que usa o trigo para alimentação do rebanho bovino. O problema é que, em anos de perda, o prejuízo é muito grande. “Em 2015, eu esperava colher 750 sacas na área de 30 hectares, e acabei colhendo só 5% da quantidade plantada”, relata.

Além da queda de R$ 10 registrada nos preços da saca nos últimos quatro anos, a chuva que traz doenças à lavoura também impacta diretamente na produção. “Nos últimos quatro anos, tivemos uma redução de 10 mil hectares para três mil hectares, são 70% a menos de área, muito vinculado a questão do preço. Aqui em Cachoeira do Sul, a média de precipitação mensal é de 120 milímetros, que dá em torno de 1.440 por ano. Este ano, nós estamos em outubro e já estamos com mais de dois mil milímetros. Só neste mês já temos 207 milímetros acumulados. Então, a quantidade de chuva foi excessiva, também prejudicando o desenvolvimento do trigo”, esclarece o engenheiro agrônomo e chefe do escritório municipal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS), Luciano da Silva.

Já conhece a CBC Agronegócios? A CBC é o maior site de comercialização do agronegócio. Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural – www.canalrural.com.br. Acesse e fique por dentro das últimas notícias do agronegócio.