× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog area irrigada no brasil

Área irrigada no Brasil poderia ser 10 vezes maior

A iniciativa privada responde por quase 97% da irrigação no Brasil, que hoje totaliza seis milhões de hectares, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). No entanto, o país tem capacidade para irrigar mais de 60 milhões de hectares.

Everaldo Peres, produtor de grãos e café, conta que a prática é o que salva a produtividade e a renda do agricultor. “Com a escassez de produção, em virtude da seca, o produto tem valorizado. Quando você tem irrigação, ela salva o seu empreendimento como um todo, porque deixa uma margem bem maior. Assim, mesmo nos anos bons, eu diria que a lucratividade
na produção é o dobro do que na lavoura de sequeiro”, conta Peres.

O diretor-executivo da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Alécio Maróstica, afirma que falta diálogo entre as entidades do setor e o governo para melhorar a política de irrigação. “Acredito que neste momento falta bom senso. Falta sentar em seminários e discutir quais os avanços que nós precisamos. Tem bastante água, para muito mais gente. Nós temos energias renováveis, que nós podemos produzir demais: biomassa, biogás, energia solar etc. Sem precisar dessas enfadonhas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) que estão sendo construídas, caríssimas e de baixa produtividade”, defende Maróstica.

Para o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço, o problema está em quem cuida dessa política. Atualmente, Ministério da Integração Nacional é responsável, mas a entidade acredita que deveria ser transferida para o Ministério da Agricultura (Mapa).

A partir da formulação da política pública da irrigação pelo Mapa, seriam definidas as estratégias e atividades de fortalecimento da irrigação, no que diz respeito à capacitação dos produtores. “Nisso, o sistema CNA vem contribuindo e intensificará, principalmente via Senar, com programas de capacitação dos representantes dos produtores e irrigantes no âmbito dos comitês de bacias”, declara Lourenço.

Durante um encontro em Brasília, os participantes elaboraram uma carta aberta em que pedem o fortalecimento e expansão da Política Nacional de Irrigação, que, mesmo tendo sido sancionada em 2013, permanece até hoje sem regulamentação. José Silvério da Silva, coordenador de Agricultura Irrigada do Mapa, acredita que a mudança é necessária. “O setor está, em termos de gestão pública, caminhando a passos pequenos. Nós precisamos estreitar esse intercâmbio entre as diversas pastas ministeriais que cuidam da questão da água e com relação a agricultura. A partir daí nós vamos consolidar para fazer a regulamentação, que é tão necessária para fortalecer a agricultura irrigada em nosso país”, afirma Silva.

Já conhece a CBC Agronegócios? A CBC é o maior site de comercialização do agronegócio. Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural – www.canalrural.com.br. Acesse e fique por dentro das últimas notícias do agronegócio.