× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog aldogão setor quer consumo

Algodão: setor quer que consumo cresça 10%, o que
deve elevar área plantada

Produtores de algodão e indústrias querem aumentar em 10% o consumo da matéria-prima no Brasil nos próximos anos. A demanda externa para a fibra também deve crescer, uma razão adicional para que os agricultores aumentarem a área cultivada na safra 2017/2018.

Com a colheita de algodão chegando ao fim no país, o setor comemora o aumento de 18% na produção na comparação com o ciclo passado, chegando a 1,5 milhão de toneladas de pluma. Em Mato Grosso, estado que tem a maior produção da fibra, os agricultores já planejam um aumento significativo da área cultivada, que deve tomar espaço do milho de segunda safra no ano que vem.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Pedro Schenkel, afirma que a expectativa é atingir cerca de 700 mil hectares de área plantada ou até um pouco mais. “Isso vai depender da janela da soja, das chuvas iniciais do início do cultivo”,
diz.

O cenário internacional é favorável ao cotonicultor brasileiro, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Arlindo de Azevedo Moura. Segundo ele, o consumo da pluma tem sido maior do que a produção mundial nos últimos três anos, o que teria consumido estoques globais. “Mesmo o estoque chinês, que assustou muito produtor, hoje não é mais um bicho feio, pois parte dele já foi consumida”, diz Moura, completando que esse estoque é caro, já que foi abastecido com pluma a US$ 1,20 por libra-peso, enquanto hoje está a US$ 0,70.

Já conhece a CBC Agronegócios? A CBC é o maior site de comercialização do agronegócio. Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural – www.canalrural.com.br. Acesse e fique por dentro das últimas notícias do agronegócio.