× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog agricultura familiar

Agricultura familiar representa 36% de toda a riqueza produzida pelo campo!

 

A agricultura familiar possui algumas peculiaridades e se diferencia muito da agricultura empresarial. Uma das principais diferenças é que a gestão da propriedade é feita única e exclusivamente pela própria família, possuindo a agropecuária como principal fonte de renda. E, apesar de parecer bastante “humilde”, esse tipo de atividade – hoje – representa cerca de 36% de toda riqueza gerada no agronegócio brasileiro, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Dessa maneira, esse segmento do agronegócio é um dos principais produtores de alimentos básicos, como a mandioca – por exemplo – cuja qual cerca de 87% da produção é provinda da agricultura familiar, além disso cerca de 52% de todos os frangos e suínos consumidos no país, também saem desse segmento.

Para se ter uma noção da importância desta atividade para o agronegócio brasileiro, os pequenos produtores são responsáveis por mais de 55 milhões de litros de leite, diariamente. Ou seja, mais de 50% da produção de leite no Brasil vem da agricultura familiar, segundo dados do Ministério da Agricultura.

E é também dessas propriedades que saí a maior parte do nosso feijão também, ou seja, mais de 2 mil toneladas por dia.

Atualmente, cerca de 4 milhões de pequenas propriedades familiares garantem o sustento de 11 milhões de trabalhadores do campo, garantindo as finanças municipais no interior dos estados e mantendo vivas as tradições do campo.

E pensando nesse pequeno produtor, com dificuldade de acesso ao grande mercado interno – e até mesmo externo – é que a CBC criou a sua plataforma de comercialização online.

Nela, tanto pequenos quanto grandes produtores, traders, cooperativas e agroindústrias podem comprar e vender commodities e insumos agrícolas, através de ações Bid&Ask, num ambiente totalmente online e 100% seguro.

Para saber mais sobre a plataforma da CBC clique aqui. Agora, se você não quer mais perder tempo e deseja começar a negociar no agro interno e externo, agora mesmo, basta clicar aqui e fazer o seu cadastro!