× ENTRAR CADASTRE-SE
banner blog  dicas armazenamento sementes

7 dicas para o Armazenamento adequado de sementes

As sementes são organismos vivos e sensíveis ao meio ambiente. Sendo assim, condições inadequadas de armazenamento e transporte podem desencadear processos fisiológicos que acarretam em rápida perda de germinação e vigor, além de favorecer a atividade prejudicial de microrganismos e insetos.

Para minimizar essas adversidades e assegurar sua qualidade fisiológica, o coordenador de qualidade da Barenbrug do Brasil, Carlos Zacarelli, indica sete instruções para o armazenamento adequado de sementes forrageiras:

1 – As sacarias devem ser armazenadas em local seco, fresco, ventilado e longe da luz direta do sol. Temperatura ambiental menor que 25°C e umidade abaixo de 70% são necessárias para prolongar a qualidade das sementes.

2 – Não se recomenda armazenar as sacarias próximas a outros insumos, como
adubos, sal mineral, agroquímicos e combustíveis, que podem interferir na qualidade das sementes.

3 – O ambiente de armazenamento necessita estar limpo e livre da presença de insetos e roedores.

4 – O armazenamento dos sacos deve ser realizado sobre estrados de madeira (pallets) e nunca em contato direto com o chão, para não absorver a umidade do piso.

5 – As sacarias devem estar afastadas do teto em pelo menos 1,5 m, e das paredes do armazém, no mínimo a 0,5m a fim de melhorar a ventilação, evitando a absorção de umidade e oscilação térmica.

6 – O filme plástico que envolve as sacarias deve ser retirado imediatamente quando chegar ao local definitivo de armazenamento.

7 – Não se deve colocar peso excessivo sobre os volumes das sacarias, que são seguramente armazenadas em pilhas com altura máxima de até 15 sacos.

Já conhece a CBC Agronegócios? A CBC é o maior site de comercialização do agronegócio. Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural – www.canalrural.com.br. Acesse e fique por dentro das últimas notícias do agronegócio.