× ENTRAR CADASTRE-SE
banner armazenagem e logistica agro cbc

4 dicas de Armazenamento e Logística da colheita

Infelizmente, no Brasil de hoje as condições logísticas e de armazenamento para as commodities do agronegócio não estão nada agradáveis. Isso ocorre devido à baixa qualidade das estradas, péssimas condições de transporte e pela dificuldade em estocar os grandes volumes produzidos nas boas safras.

Pensando nestes problemas, a CBC resolveu criar este artigo com 04 dicas para lhe ajudar a melhorar a infraestrutura e distribuição dos seus produtos.

01 – Gerenciamento de Risco

A primeira dica da nossa lista é com relação à prática do gerenciamento de riscos¸ que é utilizada para reduzir as perdas durante a estocagem. Seja essa perda causada por espaço insuficiente ou por transporte de baixa qualidade.

Para tanto, é preciso contratar os serviços de um engenheiro agrônomo ou técnico em agronomia, pois estes profissionais são capacitados para fazer um estudo de campo e minimizar as perdas, melhorando assim a rentabilidade do negócio.

02 – Participar de Corporativas

Se você não possui capital suficiente para desenvolver a capacidade de armazenamento da produção, uma boa saída pode ser participar de uma associação ou cooperativa agrícola.

Ao fazer parte de um grupo como estes, é possível reduzir custos ao estocar um grande volume de produção, ao mesmo tempo em que se passa a utilizar estratégias mais inteligentes de logística, que são disponibilizadas aos membros do grupo.

03 – Silos e Armazéns

Pode parecer lógico, mas construir mais silos e armazéns é a solução imediata para o problema de estocagem da produção agrícola brasileira. Pois, mesmo com grandes colheitas, ainda não conseguimos armazenar cerca de 20% de toda produção nacional.

Por isso, é fundamental que parte dos lucros sejam destinados ao investimento nos espaços de armazenamentos, pois isso evita a perda de qualidade na commoditie e aumenta o poder de negociação, principalmente para grandes produtores.

04 – Avalie a sua commodity

E por último, mas não menos importante, é preciso que todo agente do agronegócio avalie a sua commoditie antes de armazenar e/ou transportar. Ou seja, é fundamental que o agente tome nota das diferentes características produto, as condições de armazenamento e – principalmente – o tempo de transporte para chegar ao destino final.

Definidos produto, armazenagem, destino e rota ficará muito mais fácil saber qual ambiente servirá como estoque e qual veículo será capaz de transportar, sem perda, a produção.

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário nos campos abaixo, solicitando outras dicas e não deixe de clicar aqui para conhecer a plataforma de negociação online da CBC.

Lá você negocia commodities e insumos agrícolas no mercado interno e externo, através do seu computador, tablet ou celular. Sem complicação!